15 de maio de 2012

As cores do chá: Preto

Em uma escala de oxidação imaginária, o chá verde estaria em um extremo (pouco/nada oxidado) e o chá preto no outro extremo (muito oxidado). Apesar de serem originários do mesmo arbusto, os processo pelos quais são submetidos os tornam assim tão extremamente diferentes.

O chá preto que é processado pelo método ortodoxo (que visa produzir chás de folha inteira de boa qualidade), após colhido, passa por um rápido processo de secagem e depois pelo processo de rolagem, onde as folhas são "machucadas", liberando enzimas que acelerarão a oxidação e comporão o sabor de cada chá. Depois, as folhas são deixadas por algumas horas em ambiente com alta umidade e temperatura controlada, para finalizar a oxidação. Finalmente, são completamente secas e, então, cetegorizadas levando em consideração o tamanho de suas folhas (um dos fatores determinantes de sua qualidade e de seu valor).

Ao final, as folhas secas e oxidadas têm uma coloração escura, de onde vem o nome do chá no ocidente. No oriente, ao contrário, é conhecido como "chá vermelho", por causa da cor da sua infusão.

Geralmente o chá preto tem mais caféina do que os outros tipos de chá (mas isso depende muito de chá para chá). É o chá mais consumido no mundo (mas não é o mais consumido na China, por exemplo, onde se toma mais o chá verde), devido ao grande consumo de saquinhos de baixa qualidade no ocidente, produzidos pelo processo CTC. Os maiores produtores de chá preto são a Índia, o Sri Lanka e o Quênia, países que devem o início de sua produção à Inglaterra, que primeiro levou os arbustos a suas terras e é o país que mais consume a bebida.

Alguns dos chás pretos mais bem quistos são o Keemun (Qimen red) e o Lapsang souchong, da China, e os produzidos em Assam e em Darjeeling, na Índia. Alguns blends também são muito famosos, como o Earl Grey (chá preto com óleo de bergamota), o English Breakfast (mistura de chás de diferentes regiões: Índia, China, Sri Lanka e Quênia) e o Irish Breakfast (uma mistura de folhas, geralmente dos indianos Assam).

Foto do site Adagio Teas mostrando um Lapsang Souchong

Clique aqui para ler matérias já publicadas sobre chás pretos no blog.

6 comentários:

  1. Sou muito fã do Earl Grey, acho o sabor perfeitamente balanceado! Já provaste o Lapsang Souchong?

    ResponderExcluir
  2. Comprei um Lapsang Souchong pela internet, ainda não chegou. Tô bastante curioso.

    ResponderExcluir
  3. Para beber de manhã com leite qual o recomendado : English Breakfast, Darjeeling ou do quènia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você preferir. O English Breakfeast se chama exatamente assim porque costumam tomar na Inglaterra de manhã, mas geralmente não é um chá de primeira linha, já que é um blend de diversas variedades (e geralmente em blends se usam chás menos nobres); mas tem um sabor forte, bom pra misturar com leite.

      Excluir
  4. Já saboreou o Matcha-Genmaicha "Kaimon" da Lupicia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não. Parece interessante. Já provei um genmaicha com matcha de outra marca, em que o matcha realmente não fazia diferença (pq era em pouca quantidade e/ou pq o sabor do genmaicha é mais forte de qualquer forma).

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...