18 de maio de 2012

Tomando chá: Golden Thai

Na primeira compra de chás adquiri também um blend de chá preto, chá verde, jasmim e girassol, na Loja do Chá, com o nome de Golden Thai. O aroma das folhas é muito interessante, doce, misturando de leve o jasmim com os cheiros próprios dos chás (com predominância absoluta do jasmim, que é sempre ótimo).


Quando fui prepará-lo me vi com a problemática da junção desses dois chás que têm, por praxe, temperaturas apropriadas de infusão diferentes (o verde pede água com temperaturas menores do que o preto). Mas fui pelo que estava escrito nas instruções: água recém fervida. Com isso eu consegui, depois de algumas tentativas, um tempo de infusão de três minutos. Neste tempo conseguia preservar o sabor (pouco consistente) do chá e ter uma permanência de jasmim na boca que realmente é agradável. Também deveria sentir sabor de girassol? Não sei que gosto tem girassol para saber se senti. Na embalagem diz que o chá teria sabor de jaca com creme. Confesso que uma única vez senti, sim, um leve sabor de jaca, nas outras vezes não percebi.

Aliás, este chá foi problemático. Depois de alguns dias achei que a água fervente não estava colaborando com o sabor, muitas vezes senti gosto levemente amargo de erva-mate e atribuí isso à água muito quente queimando o chá verde. Em contrapartida, a segunda infusão geralmente me saía melhor do que a primeira.  (ver este texto para saber que o que mudou na verdade foi minha chaleira, o chá não teve culpa) De qualquer forma, acho que temos excesso de chá verde ali - principalmente depois da infusão podemos ver as folhas de chá verde abertas e se sobrepondo às de chá preto. Creio que isso, para mim, atrapalhou um pouco a experiência do chá, deixando ele menos marcante (não que chá verde não seja marcante, mas este não trabalha bem com o jasmim).


Seja como for, é um bom chá para se tomar de vez em quando, acompanhado de biscoitos ou algo que não tenha um sabor muito forte nem seja muito doce. Não vai estar entre meus preferidos, mas foi bom prová-lo.

O que: Golden Thai / Preto com verde, jasmim, girassol e aromas
De quem: Loja do Chá / Porto Alegre
Para comprarwww.lojadocha.com.br
1ª infusão: 1 col. (chá) em 1 xícara (200ml) por 3 minutos aos 90°/95°C

Atualização em 13/06/12: É um chá bem enjoativo. Depois de algumas semanas sem tomá-lo, hoje  preparei uma xícara e realmente tive que fazer um certo esforço para terminá-lo. Mas pra quem gosta de bebida doce e aromática, vale experimentar.

(Fotografias: Ederson Nunes)

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...