2 de maio de 2012

Chá de chá - Uma introdução

O chá vem da planta Cammelia Sinensis. Uma planta originária da Índia mas fortemente identificada com a China (seu nome científico mesmo traz essa referência: sino = chinês). Desta planta, que é a planta de chá, é que saem as folhas que darão, portanto, origem aos chás.


O que não vem desta planta, tecnicamente, não é chá. Ervas e frutas e qualquer outro tipo de elemento levado à àgua quente não fazem chá (assim como também não fazem café); fazem sim uma infusão, ou tisana. Assim, não existe chá de camomila, ou de maçã, ou de hortelã, mas sim infusões (ou tisanas) desses elementos. Chá só vem do chá, do mesmo modo que o café, o guaraná e o vinho só vem do pé do café, do guaraná ou da uva.


Apesar de ser basicamente uma planta só, a Cammelia Sinensis dá origem a uma infinidade de tipos de chás, comumente divididos entre os chás branco, verde, oolong e preto. Com os diferentes modos de plantar,  colher e processar, com os diversos tipos de solos e altitudes, com as variações na época da colheita, no tamanho e idade das folhas colhidas, os tipos da bebida se tornam inumeráveis. 
Foi isso que basicamente me despertou o interesse pelos chás. Para quem só conhecia chá de saquinho, se deparar com esse universo todo a desbravar é uma ideia muito instigante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...