4 de maio de 2012

As cores do chá: Branco

A planta Cammelia Sinensis nos dá toda a variedade de sabores, aromas e cores do chá. Mas como nada é simples, a partir dela se produz centenas (milhares?) de variedades de chá, que são divididos em alguns tipos, identificados com cores. A diferença básica deles é o grau de oxidação das folhas. Vamos, pois, falar do chá branco.

O chá branco é colhido manualmente no início da primavera, procurando-se obter, dependendo da variedade, somente os brotos e/ou algumas folhas muito jovens, que ainda mantém a penugem branca característica. Esta muitas vezes é tida como a diferenciação do chá branco: o fato de se usar somente brotos e folhas jovens, juntamente com o fato de passar por um processo que só envolve a secagem. Isso preserva nele as propriedades benéficas da planta mais do que no chá verde, por exemplo, e faz com que seu sabor seja geralmente mais vegetal do que outras variedades.

A produção se dá em sua maior parte na província de Fujian, na China. Ele não é oxidado (ou é minimamente); após a colheita, as folhas são deixadas para murcharem ao sol - ou à sombra - para ficarem macias, durante um período de 1 a 3 dias (este é o passo essencial na produção do chá branco, quando uma série de reações bioquímicas acontecem enquanto as folhas são desidratadas, sem haver oxidação), e depois levadas para secagem em fornos por alguns minutos.

Os brancos só podem ser colhidos durante um pequeno espaço de tempo no ano. Isso associado ao fato de sua manufatura muito cuidadosa e trabalhosa, apesar de simples, faz com que seu preço seja mais alto.

As variedades mais famosas de chá branco são o White Peony (Bai Mu Dan) e o Silver Needle (Bai Hao Yinzhen).

Veja aqui um vídeo que mostra um pouca da produção de um chá branco (provavelmente o Bai Mu Dan).


Foto do site Adagio Teas mostrando um Silver Needle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...