9 de maio de 2012

As cores do chá: Verde

No oriente o chá mais consumido é o chá verde. Por aqui no ocidente ele veio chegando aos poucos e acabou se tornando conhecido por suas propriedades funcionais. Diversos estudos têm mostrado os benefícios do consumo de chá, principalmente os verdes e os brancos.

O chá verde (e todos, de modo geral) tem várias maneiras de ser cultivado e processado, dependendo do tipo de chá desejado. O chá verde tem três momentos de colheita durante o ano, na pimavera, no verão e no inverno. Geralmente os chás de mais alto valor, com as folhas de maior qualidade, são os da primeira colheita (mais ou menos entre abril e maio, na Ásia).

O chá, depois de colhido, passa pelo processo de secagem, onde as folhas devem perder seu liquido para não oxidarem (chá verde é pouco ou quase nada oxidado), passam então pela fase de rolagem, durante a qual tem substâncias naturais liberadas, que irão constituir seu aroma e sabor, e ganham forma (são enroladas, prensadas, afinadas...); então passam novamente por outro processo de secagem, para reduzir ao máximo sua umidade. A colheita e cada uma dessas partes da produção podem ser realizadas por máquinas ou com trabalho exclusivamente manual.

(O processo aqui está simplificado, as folhas podem passar diversas vezes por cada uma desss fases, dependendo o tipo de chá que está sendo produzido.) 

Há muitas variedades de chá verde. Um dos principais países produtores, o Japão, classifica os chás levando em consideração qualidade das folhas e como elas são processadas. Por lá o Gyokuro é o chá de mais alta categoria (e mais alto preço). Antes de ser colhido as plantas que o produzirão são cobertas durante duas semanas, assim concentrando clorofila nas folhas. É um chá de folhas muito verdes, com alto teor de cafeína e sabor adocicado. Já o chá mais consumido é o Sencha, cujas plantas crescem expostas diretamente ao sol.

Na China, alguns dos chás verdes mais conhecidos são o Longjing, da província de Zhejiang, o Biluochun, de Dong Ting, e o Gunpowder, que se refere à forma como um chá é enrolado (em forma de bola, como grãs de pólvora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...