10 de maio de 2012

Tomando chá: Lung Ching

Os primeiros chás de folhas soltas que eu comprei, como falei no primeiro post, foram um preto aromatizado e um verde puro. Queria provar um verde puro para ver se eu ia mesmo gostar. Ler sobre chás é ótimo, mas a prática poderia ser bem diferente. Não foi. Comprei um Lung Ching e achei realmente ótimo.


O Lung Ching (também chamado Longjing) é um dos chás mais tradicionais (e, geralmente, com valor mais alto) da China. As folhas são secas sendo pressionadas manualmente contra as paredes de uma grande panela de metal, o que as deixa com uma característica forma achatada. O original é plantado na província de Zehjiang. Este que eu comprei na Loja do Chá não sei de onde veio, nem quando foi colhido, pois não tem indicação. O Lung Ching tem 7 graduações de qualidade, que são: Superior, Special e graus de 1 a 5, sendo o 5 o de menos qualidade. Este que comprei é intitulado de 1° grau.

Os chás verdes que eu conhecia até então eram os de saquinho. Geralmente amargos, sem nenhuma riqueza no sabor (sem falar na péssima qualidade das folhas em pó dentro dos sachês). Ao provar este chá realmente o mundo dos chás fez sentido para mim. É um outro sabor. De cor verde-amarelado bem claro, é muito suave, até algo doce, sabor complexo e agradável.


Nos testes para a infusão que eu mais gostasse cheguei neste resultado: para fazer uma xícara utilizei duas  uma colher de chá e deixei em infusão por três dois minutos e meio, em água em torno dos 75°C. Para uma segunda infusão com as folhas, usei o mesmo tempo, dando um resultado muito próximo à primeira. Já a terceira infusão não ficou boa para mim.

Como não tenho ainda termômetro, para chegar a supostos 75°C eu deixo a água iniciar a ferver e logo desligo (quando as bolhas menores estão começando a se formar), aguardo um pouco e acrescento às folhas. Como aqui é outono agora, antes de acrescentar a água quente nas folhas eu aqueço a xícara (e o bule, se for o caso) com um pouco de água quente antes. Fica em uma temperatura ideal para tomar logo em seguida.

O que: Lung Ching 1° grau / Verde
De quem: Loja do Chá / Porto Alegre
Para comprarwww.lojadocha.com.br
1ª infusão: 1 col. (chá) em 1 xícara (200ml) por 2,5 minutos aos 75°/80°C

(Fotografias: Ederson Nunes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...