2 de junho de 2015

Tomando chá em Nova Iorque - Parte 1

Férias em New York (também conhecida como Nova Iorque). Onde tomar chá no clima outonal-super-frio de abril? Eu tinha como referência os posts da Márcia, do blog Folha do Chá, que foi para lá em 2012. Anotei as casas de chá em que ela foi e juntei com algumas outras e fiquei com uma lista de 10. Como várias eram fora de mão para ir, acabei indo em quatro somente. Segue um pequeno resumo e review de duas delas. Em breve um outro post com as outras duas. Logo aqui abaixo o meu mapa da cidade com as localizações das casas de chá - como algumas têm mais de uma loja, fiquei com um mapa de 20 opções, incrivelmente distantes de quase todos os outros pontos que eu deveria visitar (que estavam divididos em outros mapas - viajar é planejamento).



David's Tea - Uma das primeiras marcas de chá que eu conheci, inclusive porque os chás deles é que são usados em um vídeo sensacional sobre as diferenças na vida de ser um bebedor de café e de chá (tema de um dos primeiros posts deste blog). A tranquilidade a que o vídeo faz referência em relação ao chá não se encontra na loja. Só vendem chá em copo descartável to go (pra viagem), o que é a tendência, então ok, nem é ruim assim. Mas só o que fazem é colocar um saquinho lá dentro, com água quente; você tem que adivinhar qual é o tempo de infusão e tirar o saquinho. E mesmo que tenha duas mesas e um sofá, é pra você ficar lá com seu copo descartável pronto pra sair, porque parece que estão é muito interessados em ser rápidos e vender utensílios. Os atendentes são simpáticos, mas falam rápido mesmo, não foi fácil lidar com eles com meu inglês fora de prática. Há chás em folha em diversos formatos para comprar (pacotes, latinhas, caixinhas com saquinhos). O chá que tomei lá foi bastante bom, e a variedade abarca vários gostos. Ponto positivo: havia um atendente do lado de fora da loja distribuindo amostras grátis de chá gelado em copinhos, achei simpático; o mesmo atendente depois ficou interessado por eu ser brasileiro e conversou descontraidamente. Ponto negativo: quando quis comprar chá em folha pra levar ele encheu um pacote e me cobrou 30 dólares, sem perguntar quanto eu queria (pergunte antes de comprar como são as medidas!). As latas grandes que contêm os chás têm um compartimento em separado onde é possível ver e cheirar o chá (o que acabei nem fazendo, porque me senti meio corrido).Tem wifi? Tem wifi.

http://www.davidstea.com
Endereço da loja: 275 Bleecker St, New York



Teavana - é uma rede de lojas comprada pelo Starbucks, a maior dos EUA. Achei que seria chá express, mas são bem direitinhos. A loja é lindona, com visual de restaurante sofisticado . Havia umas mesas no fundo e uma mesa coletiva à janela, de frente pra calçada da Madison Avenue, uma beleza. (Aliás, mesas coletivas em Nova York são bem normais, em vários estabelecimentos existem, você senta junto com pessoas que desconhece.) Na Teavana havia um menu com os tipos de bebidas e um outro com pratos e lanches. Não há os sabores dos chás no menu, então você pergunta ou se levanta e vai na parede das latas de chá ver o que tem. Foi o que eu fiz: fui até os chás (não contei, mas a variedade é grande, mais de 60), daí um atendente ficou bem na minha frente perguntando se eu queria sugestões. Não, eu não queria. Escolhi um dos chás que eu consegui ver por cima da cabeça dele (chá branco com sabor de melancia), e umas tipo almôndegas de arroz recheadas de frango. Serviram o chá em alguns minutos (num copo descartável - você só recebe xícara se pedir um bule). Ao contrário do David's Tea (e do Starbucks), eles servem o chá já infuso, pronto para beber, nada de saquinho dentro. Fiquei lá esperando o prato, tomando o chá que nem era tão bom (adstringente e vai ficando enjoativo); a loja estava calma e realmente é um bom lugar. Mas eis que o prato não chegou. Passou mais de meia hora até eu achar que não deveria demorar tanto assim pra preparar, nem que tivesse que cozinhar o frango inteiro. Reclamei (reclamar é algo que não se aprende nas aulas de inglês, realmente, mas foi ok), e o funcionário que me atendeu disse que ele tinha esquecido. Daí é complicado. Fiquei muito magoado e nem comprei chá em folha nem nada mais. E as chicken rice balls eram bem boas e nutritivas, mas servem sem faca, fica difícil você tentando ser chique na Madison Avenue tendo que cortar bolas densas de arroz com um garfo em cima de uma tabuinha. Aqui os atendentes levam o seu pedido na mesa, não ficam chamando teu nome de forma que você não entende. Tem wifi do Google, como nos Starbucks.

http://www.teavana.com
Endereço da loja: 1142 Madison Ave, New York



Casas de chá do próximos post: Argo Tea e Alice's Tea Cup.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...