20 de setembro de 2012

Tomando chá: Rou Gui

Na confusão que se formou desde o início de agosto porque tive que me mudar, até tomar chá acabei deixando de lado muitas vezes. Vários dias com pressa por causa da mudança, tentando ainda, no meio de tudo, trabalhar e atender clientes, não eram propícios a uma boa apreciação de chá. Mas, sempre que tinha um tempo mais calmo, eu ia lá e preparava uma boa xícara. Muitas vezes preparei - e tenho preparado - o Rou Gui do Chá Yê que tem sido meu companheiro mais assíduo por essa época.

Ele é um oolong rochoso (rock oolong, rock tea ou yan cha), ou seja, cultivado nas áreas montanhosas de Wu Yi, província de Fujian, na China. Leva o nome de uma planta, a Cássia (rou gui em mandarim), que dá origem à flor de mesmo nome e à Canela da China, já que, dizem, seu aroma e sabor tem a ver com tal planta. Não sei, nunca vi uma Cássia na vida, mas posso dizer que ele tem um sabor - torrado, um pouco amadeirado e adocicado - fantástico. As notas torradas é que me chamaram mais a atenção - um sabor queimado que não retira dele a complexidade.


As folhas secas não têm assim um aroma dos mais convidativos, mas o a roma da infusão pronta é sensacional, bastante convidativo, me lembra chocolate derretido para fondue. As folhas parecem torcidas e são bem marrons, e, depois de passar pela água quente, ficam lindas, não se desmancham nem abrem, permanecem ainda enroladas e elegantes, deixando transparecer um pouco de verde.

O Rou Gui é um chá muito acolhedor, que me traz uma sensação bastante confortável. Levando em consideração as instruções de preparação que vêm na embalagem (deixar em infusão por 1 minuto em água a 100°C) faz três infusões excelentes, aumentando 30 segundos a cada uma, das quais geralmente eu prefiro a terceira. Porém, tenho preferido fazer com água não tão quente (uso com 90°C) e deixando em infusão inicialmente por 2 minutos, aumentando também 30 segundos nas subsequentes, assim eu consigo um sabor mais acentuado na primeira, que vai ficando mais suave e floral até a terceira.



O João campos, lá do Chá Yê, quando perguntei a ele sobre o chá, me escreveu o seguinte: "É um chá super especial, feito pelo Liu Guo Ying, um cara premiadíssimo em Fujian e que realmente faz um trabalho cuidadoso. O Rou Gui tem uma torra média e um sabor bem complexo. A torra não tão longa faz com que notas florais fiquem mais acentuadas, mas isso sem perder a força do "queimado" e a complexidade de um aftertaste longo e adocicado. "

Já entrou para minha (pequena) lista de chás prediletos.


O que:  Rou Gui 2011/ Chá oolong
De quem: Chá Yê / São Paulo
Para comprarwww.chaye.com.br
1ª infusão: 1 col. (chá) em 1 xícara (220ml) por 2 minutos aos 90° C, aumentando 30s a cada nova infusão.




4 comentários:

  1. Que bom que estás de volta! :)
    Nunca provei um Rou Gui, pareceu muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu ia perguntar pra ti mas acabei me enrolando tanto q não perguntei e o chá acabou :/

      Excluir
  2. É, Ederson...Liu Guo Ying rocks!! Se é que você me entende...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...