27 de setembro de 2012

Termômetro para chá

Um dos pontos básicos para se preparar um bom chá é a temperatura de água correta. A temperatura não apropriada para determinado chá pode arruinar o sabor da infusão. Alguns pedem temperaturas altas, outros mais baixas, variando, digamos, de 65° C a 100° C. Neste intervalo, como saber quando a água chegou onde desejamos? Maneira simples: um termômetro.

Comecei a fazer chá imaginando as temperaturas da água (hum, ok, fez 10 bolhas, está em 90°C). E ficava curioso para saber se eu estava imaginando certo. Daí decidi que precisava de um bom termômetro. Existem termômetro digitais, termômetros por infravermelho e os termômetros básicos, com líquido que vai subindo (ou descendo) até a indicação dos graus. Pesquisei, pesquisei e comprei o mais barato antes de tentar um outro. Comprei este básico, com líquido vermelho, por R$ 10,00 na loja Severo Roth (minto, não comprei, na verdade ganhei).


E ele é bom. Demora alguns segundos para mostrar a temperatura correta e é um trambolho (tem 26cm e vai até 150° C), mas funciona exatamente para o que preciso. Coloco ele no bule que vai ao fogo para monitorar o aquecimento da água. Quando chega na temperatura correta posso fazer a infusão.

Quase nunca uso ele na xícara - já que não vi muito serventia nisso; mas colocar na xícara é bom para poder ver quando a temperatura do chá já está apropriada para beber (no meu caso, por volta dos 65°C).

Aliás, ele é um termômetro para chimarrão - assim é identificado na embalagem (que não consegui encontrar para fotografar mas pode ser visualizada no site da Incoterm). Na embalagem diz que a temperatura ideal para a água do chimarrão é 73° C. Assim sim. Tenho trauma de tomar chimarrão e queimar a língua.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...