13 de julho de 2012

Receita: Bolo irlandês de chá

Não sou exatamente fã de nada com passas de uva, mas logo que soube desse típico bolo irlandês (chamado Irish Tea Cake ou Brack), fiquei logo com vontade de fazer - afinal as passas são hidratadas com chá preto. Não fazia ideia do sabor que ia resultar e acabei me surpreendendo: fica um bolo exótico, com gosto muito marcante e diferente.

É uma receita sem gordura, e a massa ficaria um pouco seca por causa disso, mas a presença das passas com chá traz umidade e uma certa cremosidade. É ótimo para ser apreciado com um chá preto bem encorpado.

O lado menos bom de ter esse gosto exótico e marcante é que ele acaba sendo um tanto enjoadiço. Dois dias depois de tê-lo preparado (ele durou mais de dois dias, sim), pouco podia vê-lo na frente.


Bolo irlandês de chá preto

250g de passas brancas
400ml de chá preto preparado (para hidratar as passas)
1 1/2 xícara de açúcar mascavo
1 ovo
130ml de chá preto preparado (para incluir na massa)
1/2 colher (chá) de canela em pó
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó químico
1/2 colher (chá) de sal

Para o chá: nos 400ml de água você pode usar 2 ou 3 colheres de chá em folha ou de dois a três sachês. Quanto mais, mais forte. Usando chá em sachê - o famoso saquinho - não deixe em infusão por mais de dois minutos para não ficar amargo.

A massa: Deixe de molho de um dia para o outro (ou por pelo menos 5 horas) as passas no chá preto com 1 colher do açúcar.  Eu coloquei o chá ainda morno, mas pode ser frio também.

Depois de hidratadas, escorra as passas (elas devem sugar boa parte do líquido). Junte a elas o açúcar, o ovo, a canela e os 150ml de novo chá recém-preparado (uma colher de chá ou um sachê nos 150ml de água). Misture tudo e acrescente aos poucos a farinha junto com o fermento e o sal.

Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido. Deve ficar pronto em uns 40 minutos.



* As receitas deste bolo geralmente incluem na massa o chá que ficou de molho com as passas, mas pra mim ele ficou com um gosto muito forte. O bolo já tem um sabor bem acentuado, achei melhor fazer um chá novo e descartar aquele.

* Algumas receitas pedem que se adicione "mixed spice", que é uma mistura de várias especiarias em pó. Como aqui no Brasil isso é raro encontrar, escolhi usar somente a canela. Mas imagino que adicionar também pelo menos noz-moscada daria um sabor ainda mais interessante.

* Utilizei chá preto Tupi, um chá decente vendido em caixas de 100g, com as folhas (picotadas) soltas, por um preço bem bom nos supermercados Zaffari. Chás de saquinho geralmente não têm sabor muito marcante e não devem dar resultado tão bom; chás de folhas inteiras podem dar resultado melhor (ou não, depende do chá).

* Pode também ser feito com passas de uvas pretas ou uma mistura das duas. A receita original na qual me baseei pede 500g de passas, mas realmente achei um exagero.



4 comentários:

  1. Ahhh o Irish tea cake! Faz tempo que tenho vontade de provar mas ainda não me animei a fazer. Ficou com uma cara muito boa, quase consegui imaginar o sabor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou bem bom, mas não é um bolo que dê pra comer com freqüência...

      Excluir
  2. Muito gostei desse bolo, adoro passas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem adora passas e um gostinho de canela, com um leve sabor exótico que o chá preto dá (pelo menos o que eu usei deu), é uma boa opção de bolo para ocasiões especiais.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...