9 de abril de 2015

A importância do chá na Índia e os pesticidas que tomamos

Descobri um trabalho fantástico do Greenpeace, que relata todo um estudo com chás produzidos na Índia por grandes indústrias e o resultado alarmante da alta quantidade de veneno (pesticidas perigosos desaprovados para uso em chá) encontrada na maior parte das amostras. Há informações muito relevantes sobre a importância do mundo do chá naquele país, uma parte do texto eu traduzi aqui, já que são dados que me interessam e que são difíceis de achar:

"A indústria do chá na Índia tem mais de 175 anos, com área de cultivo próximo a 1 milhão de hectares. O chá é produzido em plantações nas regiões norte e sul, principalmente nos estados de Assam, West Bengal, Tamil Nadu e Kerala, com as áreas de maior intensidade ao norte somando cerca de 3/4 da produção nacional. Em torno de 26% da terra pertence a pequenos produtores, em plantações de menos de 25 acres.

A Índia é o segundo maior produtor de chá no mundo, só perdendo para a China, e o quarto maior exportador, atrás de Quênia, China e Sri Lanka. As exportações de chá contribuem para o positivo balanço comercial. Além disso, o cultivo de chá é fonte de receita para os governos dos estados cultivadores e para o governo central através dos impostos. O total de exportações durante 2011-12 somaram 214 milhões de quilos.

Em conjunto com a importância para a economia indiana que as exportações representam, a maioria do chá lá produzido é consumido internamente. Do total de 1.2 milhões de toneladas produzidas em 2013, perto de 80% foi para consumo dentro do país.

Estima-se que a indústria do chá emprega mais de um milhão de pessoas diretamente. Muitas dessas são mulheres. Mais de seis milhões de trabalhadores tiram seu sustento indiretamente do chá, através de atividades derivadas, aí incluindo o turismo."




Como não cheguei a ler todo o material fiquei sem saber das informações mais detalhadamente. Mas o resumo está logo no início:

"Uma investigação feita pelo Greenpeace indiano encontrou perigosos pesticidas na maioria das amostras de chás empacotados*  das principais marcas produzidas e consumidas na Índia. Metade das amostras continham pesticidas que são 'desaprovados' para áreas de cultivo de chá ou que excediam o limite recomendado"

Em outros trechos lemos que "Na Índia, as duas principais marcas - Hindustan Unilever Limited, subsidiária da multinacional Unilever, e Tata Global Beverages Limited - dividem mais de 50% do mercado".

"Aproximadamente 94% das amostras de chá continham resíduos detectáveis de pelo menos um dos 34 ingredientes ativos de pesticidas"

"Aproximadamente 60% das amostras continham resíduos de pelo menos um ingrediente ativo de pesticida acima dos Níveis Máximos de Resíduos definidos pela União Europeia, com 37% das amostras excedendo esses limites em mais de 50%."

Quem se interessar e quiser ler o material completo, está disponível em PDF neste link: http://www.greenpeace.org/india/Global/india/image/2014/cocktail/download/TroubleBrewing.pdf

Há muitas informações sobre os tipos de pesticidas, quantidades encontradas, como isso afeta os trabalhadores e a saúde dos consumidores, além de ser um material muito bem escrito e apresentado (se todos apresentassem pesquisas de um jeito interessante assim o mundo seria mais culto).

E daí a gente se pergunta o quanto de veneno consumimos nas coisas que comemos. Se há pesticidas nos chás que produzem na Índia, há veneno também nestes chás que eu tenho aqui na minha casa? E aí na sua casa? E no café? E no tomate? E na couve-flor? Meio que sabemos a resposta, mas tentamos esquecer, não é?



*"package tea", provavelmente são chás em saquinho e os vendidos no varejo em pacotes de folhas soltas


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...