1 de abril de 2015

Tomando chá: Gunpowder

Gunpowder. Assim é conhecido um chá verde chinês que é enrolado em pequenas "bolinhas" desiguais, que juntas se assemelham a grãos de pólvora (gunpowder, em inglês). É um tipo muito conhecido por ser fácil de identificar e ter um sabor característico.

Dá um bebida encorpada, e com um leve sabor defumado. Há informações de que a quantidade de cafeína deste chá é maior que a maioria dos outros verdes (entre 35-40 mg por xícara)*, mas isso é bem relativo. Uma das recomendações é tomá-lo logo de manhã, pra dar uma boa acordada. É bom pra tomar gelado e combina muito com menta, daí ele ser geralmente usado para o Moroccan Mint, que é a mistura desses dois ingredientes pra dar uma bebida ao mesmo tempo vigorosa e refrescante.

Gunpowder da Chá Yê

Um gunpowder de boa qualidade é formado por essas "bolinhas" não tão redondas, pequenas e um tanto lustrosas. O fato de ser enrolado (quando bem enrolado) faz com que o sabor fique guardado nas folhas por mais tempo, também evitando desgaste e a quebra. Nem todo chá enrolado é gunpowder, porém; há outros que também são assim finalizados, embora cada um tenha uma cara diferente.

Originário da província chinesa de Zhejiang, é produzido em massa sem muito controle, daí haver muitos exemplos de gunpowder terríveis por aí (no livro Tea sommelier a autora, Gabriella Lombardi, diz que tal chá é de "qualidade geralmente medíocre") . Eu ao longo dos meses ano passado fui juntando alguns gunpowders em casa. Aqui falo um pouquinho deles.

Whittard - você vê que é uma marca tradicional inglesa, pensa que deve ser um bom chá e compra. Daí você abre a latinha e percebe que mais da metade do chá são folhas quebradas, dobradas e amassadas, as enroladas mesmo são poucas. Dá um chá com menos sabor que os outros, e aparentemente com mais cafeína.

Vis Vitalis - você vê um pacote numa loja de produtos naturais, pensa que é mais uma daquelas porcarias que no Brasil chamam de chá, mas vê que é produzido na China e dá uma chance, achando que vai falar mal em seguida. Daí você prova e acha até muito decente, apesar de as folhas virem com alguns galhos (e até uma pedrinha) e a maioria mal enroladas. O sabor defumado não é muito evidente, mas dá um chá encorpado e honesto. Imagino que ele seja mais facilmente encontrável e tem um preço mais baixo que os outros.

Chá Yê - você vê que é um chá feito pelo mestre Xu Yong Hui, e, apesar de não fazer ideia de quem ele seja, acredita que deve fazer um bom produto. E daí você estava certo: é um ótimo chá, com as folhas realmente enroladas (com alguns galhos no meio, é verdade), sabor defumado característico que fica macio na boca. Depois de infusas as folhas se desenrolam e ficam inteiras, ao contrário dos outros, que desenrolam para mostrar que realmente todas as folhas são quebradas e colhidas sem maior cuidado.

Ali em cima temos uma foto mostrando em detalhe o formato das folhas enroladas do chá da Chá Yê, e aqui embaixo seguem as folhas das outras duas marcas:

Gunpowder da Whittard

Gunpowder da Vis Vitalis
O da Vis Vitalis, portanto, é uma ótima opção para quem quer começar a tomar chá verde com personalidade, que dura bastante, podendo aproveitar os benefícios da bebida sem gastar muito. O da Chá Yê tem todos os pontos positivos e ainda é feito com esmero, artesanalmente, e tem uma riqueza de sabor maior (e provavelmente mais nutrientes, já que tem folhas maiores e mais bem cuidadas).


* Dados sobre cafeína desta página: http://theteaspot.com/gunpowder-green-tea.html


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...