29 de março de 2013

Tomando chá: Banchá

Banchá é um dos muitos conceitos cujo significado se adultera aqui pelo Brasil. Se encontra de tudo, desde gente dizendo que banchá é chá verde torrado (pode ser torrado, mas não quer dizer que este é o significado) até quem diga que ele é melhor que chá verde - opa! mas banchá é chá verde!

Banchá é, simplesmente, um chá verde japonês de nível baixo na tabela de qualidade. Temos três tipos principais de chá verde no Japão: gyokuro, sencha e bancha. O banchá lá se origina das folhas que não foram colhidas na primeira colheita do sencha - são as segundas e terceiras colheitas dos pés de chá, geralmente feitas no verão e no outono (o melhor chá é colhido na primavera), portanto são folhas de segunda mão, de qualidade mais baixa, geralmente folhas mais velhas, mais duras, com alguns galhos.

Já o que se produz no Brasil geralmente é bancha desde a primeira colheita, porque os pés das plantas não são preparados qualitativamente para gerarem sencha.


Isso não significa que seja exatamente ruim. Tem gente que gosta mais dele porque tem um sabor mais robusto - e é mais barato. No Japão é tomado muito em várias ocasiões, como o cafezinho aqui pelo Brasil.

Pois resolvi comprar o banchá lá da Loja do chá para experimentar. Não sei porque eu fiz isso, na verdade. Acabei não simpatizando muito com o chá, até porque já me acostumei com chás mais complexos e sutis - e ele vai direto ao ponto, é mais bruto, um pouco mais adstringente do que chás verdes de grande qualidade e deixa um sabor residual que me incomoda; por vezes me lembra chimarrão, inclusive.



Dizem que o nível de cafeína é baixo; não sei se é correto isso, mas até acredito, pois beber sencha me dá um "barato" que o banchá acabou não dando.

Não comprarei novamente, mas não achei de todo mau, por vezes ele cai muito bem, principalmente se você vai comer algo junto.

Lembrando que este banchá, especificamente, é um de muito boa qualidade dentro do seu nível. Outros que há por aí (especialmente em supermercados e "lojas naturais") são extremamente ruins porque são só um pouco melhores que lixo.

Algumas folhas depois de passarem pela infusão
O que: Banchá
De quem: Loja do chá / Porto Alegre
Para comprar: http://www.lojadocha.com.br
Infusão: várias folhas em 220ml por 2 minutos. É dificil medir 3 gramas (a medida usual)  se você não tem balança e as folhas não cabem numa colher de chá, então vou por cálculo: fazendo no bule, tento cobrir o fundo dele com as folhas espalhadas.

12 comentários:

  1. Ainda ontem estava tomando um bancha que minha mãe trouxe de SP, da brasileira Yamamotoyama. É totalmente diferente desse da Loja do Chá, pelo menos em aspecto. Ele é realmente e fortemente tostado, chega a ser bem marrom e o sabor fica muito mais para o mate tostado do que para o chá verde. Preciso te dar uma amostra para experimentares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O da Yamatoyama tem muito ali pelo Mercado Público, sempre me dá curiosidade, mas fico com receio de comprar pq vem num pacote imenso - se eu não gosto tem que botar fora.

      Excluir
    2. Essa Yamatoyama torrado é muito ruim, o sabor, o cheiro, muito mal.

      Excluir
  2. um banchá no chá da tarde no inverno é muito bom

    ResponderExcluir
  3. Discordo, eu prefiro o banchá ao chá verde, principalmente após as refeições, ou melhor, depois de fazer a digestão. A impressão que dá é que o banchá limpa o intestino com seu aroma e sabor característico, forte, mas bem + palatável para mim do que o chá verde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas acho q você não leu o texto. Banchá é chá verde.

      Excluir
  4. Sou viciado em Ban chá, tomo junto com qualquer refeição, menos a noite por que tira o sono mas há muitos e muitos anos não tomo refrigerante substitui por ban chá, e atualmente com o calor que anda fazendo tomo também gelado, não fico sem.

    ResponderExcluir
  5. Por favor me indique uma boa marca de chá verde. Aqui na minha cidade é complicado comprar qualquer coisa de boa qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei qual a sua cidade, mas uma marca boa de chá brasileiro é a Yamamotoyama, geralmente é fácil encontrar. Fora essa, geralmente qualquer chá verde que se vende em lojas não especializadas é um lixo. Para comprar na internet pode procurar na www.lojadocha.com.br, na www.chaye.com.br ou na www.talcha.com.br

      Excluir
  6. Embora tenha um gosto pior que os outros, o bancha é um dos melhores (se não o melhor) tipo de chá verde em termos de benefícios pra saúde. Isso acontece por causa do nível acima da média de catequinas e abaixo da média de cafeína que ele contém. Eu tomo bancha Aoyanagi Midori (da Ujinotsuyu) importado do Japão e recomendo pra quem se importa mais com a saúde do que com o paladar.

    ResponderExcluir
  7. Talvez o bancha seja a iniciaçāo ao chá que nós brasileiros temos, quando tomamos contato de algum modo com a cultura japonesa. Se o chá for de seu agrado, você vai mais a fundo e vê que existe um abismo entre o sencha e o bancha,seja no cuidado com a colheita, sejam nos aromas.
    Muito bom o texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. A respeito do chá verde da Yamatoyama, é um dos poucos que não usam corantes, percebam a velocidade com que certas marcas muito conhecidas ficam escuras (não sei o porque desses corantes, talvez porque nós brasileiros damos a impressão que gostamos mais assim: escura)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...