23 de novembro de 2012

Tomando chá: Matiana / Talchá

Comprei este chá com nome estranho, Matiana, porque nunca havia experimentado essa combinação: chá verde e maçã. Pareceu interessante - e é. O aroma e o sabor têm muito da maçã, é bom para quem está começando a tomar chá e não quer ir tomando os chás puros. De corpo leve, lembra bala de maçã verde, é doce e agradável.


O chá verde vem do Nepal vem da China (a informação estava/está errada no site, o que leva-se a desconfiar das outras informações também), cultivado, segundo a Talchá, "em altitudes de aproximadamente 2.000 metros e contém altos níveis de antioxidantes"; no entanto, como é leve e discreto, no sabor ele tem pouca participação, aparecendo mais no curto retrogosto. Isso quer dizer basicamente que: o blend tem quase que somente gosto de maçã, o que é ponto positivo para alguns e negativo para outros. Para quem gosta mais do sabor próprio do chá, como eu, este não fica entre os preferidos (embora este chá puro deva ser uma beleza), mas é uma bebida com espírito alegre e combina bem com o verão.

As folhas são de um verde escuro e não são uniformes: temos algumas inteiras, algumas quebradas em pedaços grandes e muitos pedaços bem pequenos. São acompanhadas desses belos pedaços de maçã desidratada e ainda de alguns galhos (pelo menos um galho grande veio no meu pacote, além de alguns pequenos). A infusão resultante fica dessa tonalidade de verde claro e transparente.



O que: Matiana / Chá verde e maçã
De quem: Talchá / São Paulo
Para comprar: www.talcha.com.br
1ª infusão: 1 col. (chá) em 1 xícara (220ml) por 2 minutos aos 85° C, aumentando 30s para uma nova infusão.


3 comentários:

  1. Humm que interessante! Acho que nunca provei chá verde só com maçã, parece bem interessante. E chá verde do Nepal, mais curioso ainda, apesar dele ter cara do japonês Sencha, o sabor deve ser bem diferente.

    ResponderExcluir
  2. No que eu pude perceber do sabor mesmo do chá ele me parece ficar naquele nível verde-doce-suave do Yokohama. Mas posso ter sido enganado pela maçã.

    (ainda não provei Sencha)

    ResponderExcluir
  3. Pior que Nepal é um país e no site da Talchá fala em Nepal, mas o país de origem está China... há algo de errado aí...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...