17 de outubro de 2012

Provando infusões de frutas Dr. Oetker

Recebi da Dr. Oetker três infusões de frutas para provar, eis aqui algumas impressões sobre elas. 

(Antes de tudo, só para esclarecer, sensação de adstringência é quando sua boca fica "repuxada" ao beber ou comer algo, como quando você morde um limão.)


Não gosto, em princípio, de algo que é para ser uma coisa e tem sabor de outra coisa, e também não gosto de ser obrigado a adoçar nada, mas, sim, concordo que essas infusões são "para adoçar" e, por isso, não sou seu público-alvo - e não as recomendo.

Maçã e canela - Aroma sensacional de - oh! - maçã e canela, faz lembrar apfelstrudel, tanto dos sachês quanto da infusão já preparada. A cor da infusão é vermelha e, embora isso não fosse o esperado - já que eu imaginava algo mais puxado para o marrom - é uma cor que lembra a casca da maçã, então ok. No entanto, o sabor da bebida não adoçada não corresponde ao aroma: adstringente e cítrica, lembra hibisco demais e tem só um fundo que traz notas de maçã cozida (não bom). No entanto, ao adoçar (o que nunca faço, mas quis experimentar) o sabor muda bastante, a adstringência cai e podemos sim perceber a maçã; uma maçã vermelha com casca, parece. Acaba sendo um tanto agradável, mas ainda com um pouco de adstringência. Ingredientes: maçã, canela-do-ceilão, hibisco, laranja-doce, camomila, rosa silvestre, chicória, aromatizante e acidulante ácido cítrico. Nota: 1,5/6

Morango silvestre - O aroma lembra bastante biscoito recheado de morango - aquilo que você sabe que não é morango de verdade, mas identifica como tal. A infusão pronta é bem adstringente, sendo tomada pelo hibisco (sempre ele!), não deixando o sabor de morango prevalecer. Ao ser adoçado, o sabor de morango ganha forma, mas fica lado a lado com a adstringência, que deixa a boca toda constrita (não é uma sensação que eu goste). Ingredientes: maçã, hibisco, laranja-doce, chicória, rosa silvestre, morango, aromatizantes. Nota: 1/6

Frutas do bosque - O aroma do sachê não me é definível, mas me lembra frutas vermelhas, ou roxas (que é o que parece se tratar, pela cor da embalagem e ingredientes). O aroma da infusão preparada já puxa para gelatina de uva - o que não é tão agradável, fica parecendo artificial demais. A cor da infusão, que esperava-se fosse arroxeada, é também avermelhada (hey, hibisco!). O sabor acaba também caindo demais para o lado do hibisco, sendo muito adstringente e levemente lembrando framboesa (ou morango). Este sabor ganha um pouco mais de destaque ao adoçar a bebida, mas continuando a ser bem adstringente, como na outra infusão. Experimentei gelado também (deixei 2 sachês em 300ml de água fria por algumas horas), e o resultado sem açúcar foi também bastante adstringente e desagradável; com açúcar me lembrou demais refresco em pó. Ingredientes: hibisco, maçã, chicória, groselha negra, rosa silvestre, mirtilo, framboesa, aromatizantes. Nota: 1/6

Cores praticamente iguais: Maçã com canela, Morango silvestre, Frutas do bosque

Pois então, eu tomo chás - ou infusões - sem nenhum tipo de adoçante; no entanto, para que esses se tornassem bebidas mais ou menos agradáveis foi necessário uma colher (ou mais) de açúcar em cada xícara - sem adoçar a adstringência era muito alta e o sabor de hibisco prevalecia completamente.

Para quem adoça sua bebida e não se incomoda de sentir um sabor adstringente meio cítrico em algo que não deveria ser assim, são produtos tomáveis.

A cor das três infusões é praticamente a mesma (contrariando a expectativa): um vermelho vivo, às vezes puxando um pouco para o magenta, que é tão bonito que resolvi fazer um vídeo mostrando como se dá a distribuição de cor na água quente através do saquinho. Aqui está:





Onde comprar? Em supermercados, mercadinhos e mercearias de todo Brasil (imagino).

E lembre-se: infusões de frutas não são chás (saiba mais).

11 comentários:

  1. Eu bem conheço os chás da dr Oetker mas esses (infusões) de frutas nunca comprei. bonitas elas são.

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe sempre compra esse de morango mas como não gosto de morango nunca bebo. O de maça com canela parece interessante, já que eu adoço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se adoça, fica bem decente. Não é o meu caso, só adocei para poder escrever sobre.

      Excluir
  3. Tambem sinto necessidade de algo para adoçar (e gelar) as infusões de frutas, geralmente com hibisco na composição. Acho que só provei o de maçã e canela desses aí. :) Não consegui ver o video..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, não sei o q aconteceu com o vídeo. Tá rodando bem por aqui.

      Excluir
  4. Já provei todos com açúcar, e são bem agradáveis. Resolvi provar sem açúcar e realmente percebe-se a adstringência. Vi o vídeo. Bem bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, como eu prefiro não adoçar, acabei deixando esses de lado.

      Excluir
  5. De Morango e maçã só tem a cor rsrs

    ResponderExcluir
  6. É uma infusão de maçã com canela e de bônus + alguns aditivos. Eu provei e aprovei. Vou adotar como uma bebida saudável.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o de maçã e acho maravilhoso. Sinto o sabor de todos os ingredientes. Mas cada um tem um ponto de vista

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...