12 de junho de 2012

Tomando chá: Latte Macchiato / Rooibos

Conforme havia dito, o rooibos é esta infusão originária de um arbusto da África do Sul, que tem um sabor bem marcante e uma cor avermelhada. Como não tem cafeína, é ótimo para tomar à noite (e eu tomo mesmo quase todo dia - principalmente agora que o frio chegou por aqui). Pois na Loja do Chá havia uma mistura que eu fiquei com vontade de provar desde que ouvi falar: rooibos com café e cacau. Achei que seriam sabores que se complementariam muito harmonicamente. E acertei.

O blend se chama Latte Macchiato. O aroma das folhas secas é muito gostoso, traz fortes notas de café (inclusive alguns grãos vêm misturados) combinadas ao rooibos e um leve cacau ao fundo. Na composição também incluem, segundo diz a embalagem, granulado de iogurte (mas essa foi a parte que menos me interessou).


A infusão guarda o aroma das folhas, que é bem adocicado, deixando prevalecer cada um dos componentes em proporções diferentes. O sabor, no entanto, apesar de rico, não guarda o doce do cheiro. Este é o único porém desta infusão: o aroma convidativo e doce nos faz querer esse dulçor também na bebida, mas ele não está lá. Apesar de não ser nada amarga, é um tanto seca e mais "séria" do que se poderia supor.

Para "resolver" o problema do pouco dulçor (que não é grave), geralmente acompanho esta infusão de algo doce, como um pedaço de bolo ou uns pedaços de chocolate. O açúcar deles complementa bem a bebida, sem precisar acrescentar açúcar diretamente na infusão (o que eu nunca faço).


Quanto às infusões, como as folhas são de boa qualidade, consigo fazer duas bem satisfatórias. A terceira também é possível, mas quando eu faço geralmente acrescento um pouco de leite (o leite combina bem com o rooibos - e com este blend especialmente). Para cada infusão extra, acrescento 1 minuto (começo com quatro, vou para cinco e, se for o caso, para seis na terceira), diminuindo um pouco a água em cada uma delas.


O que:  Latte macchiato/ Rooibos com cacau, grãos de café, granulado de iogurte e aromas
De quem: Loja do Chá / Porto Alegre
Para comprar: www.lojadocha.com.br
1ª infusão: 1 col. (chá) em 1 xícara (200ml) por 4 minutos aos 95°/100°


(O rooibos não é chá. Mas está nesta sessão "Tomando chá" porque, enfim, eu quis - e não achei preciso iniciar outra chamada "Tomando não-chá" - apesar de o nome ser bom)



7 comentários:

  1. Cor linda que tem o rooibos!! O Latte Macchiato foi um dos primeiros que comprei na Loja do Chá e já terminou aqui em casa. Se for ao Uruguai vê se encontra o Rooibos Tiramisu da marca Cuida Té que foi o que me fez começar a pesquisar sobre os chás e infusões. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, pois vi agora no teu blog o Rooibos Tiramisu e achei ótimo. Pena que não consegui descobrir nenhum modo de comprar à distância os chás deles.

      Excluir
    2. Devo ir para Rio Branco esse final de semana, se eu encontrar o Rooibos Tiramisu posso te trazer. Ou algum outro que possa ter da coleção Cuida Té. Queres? Por lá costuma ter os Twinings de folha solta também. Se quiser algum, me avisa! :)

      Excluir
    3. Quero sim! Te escrevo pra gente combinar. Obrigado!

      Excluir
  2. Fiquei pensando se será que o café não adiciona cafeína no rooibos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera, não sei. Pensei nisso também, mas se acrescenta cafeína não é grande quantidade, afinal os grãos estão inteiros e não necessariamente se precisa deles para o sabor do café (não vai grãos em todas as infusões, já que eles não são muitos).

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...