21 de junho de 2012

Tomando chá: Keemun

Um dos mais importantes chás da China, o Keemun é considerado por muitos o melhor dos chás pretos. É tido como aromático e saboroso, com toques de chocolate.

Este de que vou falar agora comprei em Porto Alegre, na Loja do Chá. O "aromático" neste que eu comprei não se aplica muito: praticamente não tem nenhum aroma (principalmente na infusão preparada). Já o "saboroso" sim, bem se aplica a ele; tem um sabor complexo ao qual demorei a me acostumar, mas depois que me sintonizei pude mesmo deixar até meus verdes um pouco de lado - uma xícara de Keemun acabava sendo, na maioria das vezes, a melhor ideia (principalmente depois que meu Lung Ching terminou).

O sabor, robusto mas suave, que enche a boca, me faz sempre ter a impressão de pequenas bolhas estourando e liberando as notas de chocolate levemente defumado (mas isso é loucura da minha cabeça - juro que nem todo mundo tem essa sensação Frutilly de bolhinhas estourando quando o prova).

As folhas deste são um tanto quebradas. A classificação é orange pekoe, que é uma classificação de qualidade básica, mediana, baseada no tamanho da folha (embora eu não esteja certo de que a classificação se aplica a chás chineses). O Keemun original é produzido no condado de Qimen, na província de Anhui (Qimen, aliás, é o nome chinês do chá), mas este não sei de que parte da China vem. Grandes incertezas neste parágrafo, mas a certeza é que o sabor dele é suave se deixado em infusão por um tempo apropriado (ver abaixo), senão fica amargo com retrogosto que me lembra erva-mate. 


Consegui uma grande infusão com ele utilizando 1 colher (chá) em uma xícara por 4 minutos em água fervente (às vezes nem tão fervente). A segunda infusão também é muito saborosa e a terceira idem! (geralmente tenho aumentado 30 segundos em cada) Os sabores mudam de uma infusão para outra - mas o chá não fica aguado, apenas diferente - o que caracteriza folhas de muito boa qualidade, apesar do aroma pequeno.

O que:  Keemun OP / Chá preto
De quem: Loja do Chá / Porto Alegre
Para comprarwww.lojadocha.com.br
1ª infusão: 1 col. (chá) em 1 xícara (200ml) por 4 minutos aos 95°/98°


Um comentário:

  1. Chá preto não é muito meu negócio, mas eu gosto de keemun. Não q eu tenha em casa, mas já tomei em casa de amigos e acho um chá preto muito interessante.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...