28 de junho de 2012

Pu-erh - o chá envelhecido (agora conhecido como chá vermelho)

Em vários pontos o mundo dos chás se assemelha ao mundo dos vinhos. Um desses pontos é o fato de que alguns chás (e vinhos) são produzidos para serem envelhecidos e, assim, ganharem sabor único. No caso dos chás, os envelhecidos são os fermentados, conhecidos como "dark teas". O principal dark tea é o Pu-erh (também escrito pu'er ou puer), chá envelhecido chinês originário da província de Yunnan. (Atualmente tem-se associado esse tipo de chá ao nome "chá vermelho" no Brasil, embora seja uma nomenclatura um tanto arbitrária - saiba mais).
Foto de Kazuhiko Suzuki
Existem dois tipos de Pu-erh: o cru (sheng), que basicamente consiste nas folhas de chá processadas e preparadas para o envelhecimento; é parecido, nesta fase, com um chá verde, e, se for utilizado em infusão assim, resulta em uma bebida adstringende verde-amarelada. Este chá "cru" será prensado e armazenado para naturalmente fermentar através do tempo (alguns anos), dando origem ao Pu-ehr envelhecido. 

O outro tipo é o "amadurecido" (shu), às vezes também chamado "cozido", que é o Pu-ehr cru que passa por um processo de aceleração da fermentação, que pode durar "apenas" algumas semanas, dando assim origem a um chá artificialmente envelhecido. Este é basicamente o que é vendido no Brasil e no mundo ocidental em geral, a não ser que indicado ao contrário - ou seja não é envelhecido de verdade, mas é pra ser parecido.

A cor da infusão do Pu-erh envelhecido e a do amadurecido podem ser semelhantes: geralmente um vermelho meio marrom bem escuro, mas a qualidade do chá é diferente: o envelhecido é, em termos gerais, muito mais suave no sabor e mais complexo - além de ter um valor financeiro bem mais alto: um Pu-erh com décadas de idade pode custar milhares de dólares (e algumas pessoas realmente fazem disso um investimento: comprar agora para vender, mais caro, anos depois).

Foto do site Esgreen
O Pu-ehr na China geralmente é prensado em diversas formas (disco, ninho, tijolo etc). O tipo amadurecido, imitando envelhecimento, geralmente é vendido, no Ocidente, em folhas soltas, mas na China também encontra-se muitos em formatos prensados (procure no Ebay para ver só). O sabor do chá geralmente tem algo de terroso (os de mais baixa qualidade podem chegar a ter muito gosto de terra e às vezes de peixe), e vai ficando mais rico e mais adocicado com o passar do tempo.

Foto de brian.ch
Para saber mais, um bom texto é este: "Puer to the people", do blog The Tea Urchin, (descobri o texto pelo site do Chá Yê). Mais informações variadas também no site Esgreen.



8 comentários:

  1. Ótimo o post sobre o Pu-erh! Ontem li sobre o chá envelhecido no blog da Chá Yê, hoje aqui no teu blog e tenho os que me mandaste para provar me aguardando. Acho que é uma conspiração para eu começar a mergulhar nesse mundo dos chás envelhecidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles parecem ótimos... tô muito querendo provar um bom.

      Excluir
    2. Tentar comprar um da Chá Yê, quem sabe? Vi que eles tem 3 tipos e todos com 35% de desconto. Se quiseres podemos comprar e dividir meio a meio! hehehe

      Excluir
    3. Sim, eles têm uns q devem ser bons (pelo menos a qualidade é boa, o sabor não faço ideia), mas nem vou tentar arriscar comprar agora. Além de ficar meio com medo do sabor ser parecido com os meus (acho que fiquei um pouco traumatizado), acabei comprando com eles ontem dois outros, minha verba quinzenal para chás já foi gasta :)

      Excluir
    4. heheheh se eu me animar a comprar e for bom, te mando uma amostra então.

      Excluir
    5. Em Curitiba dá pra comprar no mercado municipal numa loja de chás de um chinês.

      Excluir
  2. Mas é cada uma que esses chineses inventam ....

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei quando eu estava na Alemanha comecei a tomar tem 5 dias estou gostando ja estou ate achando que ja perdir peso e regulou meu intestino .quando vc bebe ele quente não tem gosto de nada igual água , mais quando bebe frio é muito amargo .eu estou gostando comprei três latas dei uma para minha prima e vou continuar tomando ,experimentem .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...