14 de junho de 2012

Pizza para dieta de proteínas

Algumas pessoas que eu conheço estão fazendo uma dieta de proteínas e me deu vontade de testar alguma receita que não tivesse carboidratos. Encontrei, com alguma dificuldade, uma receita de pizza "low carb" que achei interessante e serviu muito bem aos dois propósitos: encaixar-se na dieta e ser gostosa.

Não é muito rápida de fazer, por isso não fica apropriada para comer no meio da tarde, mas serve bem para a janta ou um lanche noturno. É saborosa e combinou bem com uma xícara do blend de chás verdes The Gourmet Tea.


Pizza sem carboidratos

1 xícara (chá) de couve-flor rudemente triturada
100g de queijo muçarela picado pequeno ou escamado
1 ovo
2 dentes de alho cortados
1 colher (chá) de orégano
1/2 colher (chá) de sal

Para obter a couve-flor, corte a parte branca dela, cuidando para não deixar muito caule. Passe em triturador ou corte com uma faca de modo a ficar com uma aparência que lembre arroz. Não bater no liquidificador, nem triturar demais - não é para ficar uma pasta. Veja na foto a textura:

Couve-flor recém cortada e depois de ser triturada.
Cozinhe a couve-flor no vapor ou em uma panela com duas colheres de água - não é para ficar mole, apenas para não deixar crua. Misture, após frio, aos outros ingredientes, mexendo tudo muito bem.

Muçarela cortada e todos os ingredientes prontos para a mistura.
Coloque no centro de uma fôrma antiaderente untada e esparrame com os dedos. Pode parecer que não vai dar certo, os elementos não estão ainda unidos, mas é só deixar tudo bem compacto que vai funcionar.

"Massa" preparada para ir ao forno.
Deixe em torno de 10 minutos no forno (que deve ser pré-aquecido). O queijo derrete e forma liga com os outros ingredientes. A massa está pronta, agora cubra com o molho e a cobertura que preferir e volte ao forno por mais alguns minutos.

Depois de ir ao forno, o queijo derrete e a base fica pronta.
Para o molho, usei ingredientes permitidos na dieta também: meia lata de tomates pelados, pimentão, presunto, alguns champignons e um pouco de requeijão.

* A receita dá uma pizza pequena, boa para uma pessoa com fome. Pode-se dobrar a receita, que deve servir bem 2 ou 3 pessoas.

* Uma couve-flor média rende em torno de 3 xícaras (portanto, dá para três receitas).

* A pizza não é 100% "carb free", já que alguns ingredientes têm índice pequeno de carboidrato (tomates e couve-flor, por exemplo) mas são permitidos em dietas de proteínas.

* Você certamente vai querer usar uma fôrma antiaderente; na primeira vez que preparei usei uma que não o era e o queijo colou todo em todo lugar e ficou bem difícil de lavar.

* Como não leva farinha, é boa para dieta sem glúten. Ou também para quem não quer comer sempre trigo e seus parentes.

3 comentários:

  1. Que boa receita. Minha mãe não pode com glúten, vou passar pra ela fazer. Só não vou fazer por que eu nãao posso com lactose. Família difícil.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...