14 de janeiro de 2013

Tomando chá: Bai MuDan

O Bai MuDan (que tem nome de flor, "Peônia Branca") é um dos chás brancos mais famosos. Comprei ele da marca Teavivre, que eu descobri por acaso e logo gostei: dá para importar chás pelo site direto da China, com valor de frete bem baixo (com o inconveniente de demorar em torno de 45 dias ou mais para chegar).



Escolhi este chá porque ele é famoso e era recém colhido do Monte Taimu, logo no início de abril. Na época eu não havia provado nenhum chá branco e achei uma boa ideia. (saiba o que é chá branco aqui)

Acontece que acabou de eu não me identificar com os chás brancos. Nada contra, só eu pessoalmente não gosto dos que eu já provei. Mas especialmente este é super bonito, de olhar dá pra ver que tem uma qualidade sensacional, com seus brotos cobertos de penugem e folhas características, mas não me agrada o sabor vegetal demais dele, parece sempre que estou tomando infusão de um punhado de marias-sem-vergonha.

Se deixar em infusão por mais de 1 minuto, ou se colocar um pouco mais de folhas (não dá pra medir com colher, então tem que ir no olhômetro, já que não tenho balança ainda) acaba ficando forte demais. Para ficar agradável, tem que ser bem leve, mas daí é leve demais pra mim. Tentei de todas as formas, acho interessante tomar às vezes (e é bem digestivo, chega a me dar fome se não tiver comido algo), mas não me agrada o paladar, realmente.




O que: Bai MuDan / Chá branco
De quem: Teavivre / China
Para comprar: http://www.teavivre.com
1ª infusão: em torno de 3 gramas em 220ml por 1 minuto. Dá para fazer uma segunda infusão, mas realmente não tenho feito (até pq ele oxida muito rápido e o sabor das folhas se degrada).



5 comentários:

  1. Os chás brancos também não são meus preferidos, mas que as folhas são lindas, isso são! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ederson Feliz Ano Novo!!!!Lendo este link sobre o cha branco, qdo se diz pode fazer 2a infusão, eu ja li algumas vezes isto e eu te pergunto esta 2a seria qto tempo apos a 1a infusão? Eu penso que (sou leiga por favor) me ajude...nem todos chas faz se 2a infusão. Se vc puder tirar esta dúvida eu te agradeço. Abraços e obrigada.
    Wilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma, depende muito, esse chá por exemplo tem que fazer uma segunda infusão em seguida da primeira, pq ele oxida muito rápido e fica ruim se esperar muito. Geralmente as folhas dos chás pretos duram por mais tempo depois da primeira infusão, às vezes eu faço ainda a segunda (e às vezes terceira) depois de umas 2 ou 3 horas.

      Os chás de folhas soltas geralmente são bons sim para fazer uma 2ª infusão (ou mais). Os melhores vão modificando o sabor a cada infusão, liberando algumas notas que não estavam no início.

      Excluir
    2. Oi Ederson, tudo bem? Encontrei seu blog procurando por algumas informações em relação a importação de chá. Comprei dois pacotes de chá diretamente da China, um de Da Hong Pao (250g em um pacote parecido com o de achocolatado do tipo refil, aquele pacote de plástico lacrado) e um pacote de Tie Guan Yin (pacote de 250g parecido com o de café à vácuo). Você sabe me falar se terei problemas com ministério da agricultura? O frete é via postal e não achei informações sobre isso. Obrigado!

      Excluir
    3. Olha, já importei muito chá, e nunca tive nenhum problema, então a princípio você não deve ter também. Mas nunca pedi assim 500g de uma vez só. De qualquer forma não deve ser uma quantidade grande o suficiente pra ser trancada. Abraços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...