4 de junho de 2012

Receita: Scones

Pesquisando sobre chás e acompanhamentos cheguei a algumas receitas de scones. Scones são pãezinhos britânicos, muito usados (dizem) para degustar junto com chá ou café. São bem fáceis de fazer (com fermento de bolo, que dispensa tempo de descanso e crescimento) e o resultado é ótimo. Testei algumas receitas e finalmente cheguei a esta (adaptando outras duas), que tem me apresentado bons pãezinhos, leves, não gordurosos e ainda com um toque integral.

Nas observações abaixo da receita eu esclareço alguns pontos sobre o preparo e os ingredientes.


Scones

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) de fermento em pó químico
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
150ml de refrigerante de limão (Sprite ou outro)
4 colheres (sopa) de creme de leite (em torno de 70ml)
4 colheres (sopa) de nata (creme de leite pasteurizado)

Misturar bem os ingredientes secos. Em separado, misturar bem os cremes de leite (a nata é mais consistente, é preciso que se dilua bem). Juntar os cremes com os ingredientes secos mais o refrigerante. Misturar tudo calmamente, até ficar uma massa bem homogênea (eu prefiro amassar com a mão). Não misturar demais (não sovar). A massa não fica muito seca (um pouco mais úmida que pão "normal" e levemente pegajosa), mas não pode ficar mole; se ficar muito mole, acrescente mais farinha até ficar num ponto bom para não se esparramar no forno. Você pode então formar bolinhas (tamanho de um pão de queijo, mais ou menos) e colocar em uma fôrma untada e levar ao forno pré-aquecido por em torno de 15 minutos.

Esta receita rende uns 14 scones, dependendo do tamanho que você faça.

Eu gosto de comer recheados com geleia e creme de leite (ou nata, que é mais gostosa, mas é muito mais gordurosa), acompanhando um bom chá preto (tenho tomado o Keemun, que é um puro chinês).



* Esta receita resulta em scones neutros e macios. Se preferir que fiquem mais adocicados, pode acrescentar mais uma colher de açúcar.

* Acrescentar o refrigerante de limão tem algo a ver com a reação do gás com o fermento, pelo que dizem. Eles não ficam com gosto de limão (mas devem ajudar a resultar em um sabor mais leve).

* O caso dos cremes de leite é muito sério. Pesquisei algumas receitas em inglês e todas levam algum tipo de creme que não existe no Brasil (heavy cream, double cream, thick cream...). Cada um dá um resultado diferente, porque a textura e o índice de gordura interferem na massa. Aqui no Rio Grande do Sul temos nata (creme de leite pasteurizado) para vender nos supermercados. É um creme bem consistente, amarelado, com alto teor de gordura (entre 45 e 49%). Fiz uma outra receita utilizando somente nata no lugar de heavy cream e acabou ficando enjoativo, já que muito gorduroso. Então cheguei a esta combinação de creme de leite de caixinha (20% de gordura) e nata, que deixa a massa macia, mas mais sequinha e leve.

* Caso não exista nada na sua cidade, você pode misturar o creme de leite com manteiga derretida em uma combinação do tipo seis colheres de creme de leite e duas de manteiga derretida (estou chutando essas quantidades, não testei para esta receita).


(Fotografias: Ederson Nunes)


4 comentários:

  1. Eu estive na Inglaterra em 2005 e acabei não comendo nenhum scone por lá, mas encontrei várias vezes nos cafés. Se me animar um dia tento essa sua receita.

    ResponderExcluir
  2. Oi, ederson! aparece espanador de pó, mas sou eu: Karina Yamada (do concurso da câmara)... adorei seu blog! Eu tive que parar de tomar café por problemas no estômago e entrei pro mundo do chá! agora que descobri seu blog, vou ler tudo! abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, que bom que gostou do blog e que gosta de chás tb. Por enquanto o blog tá indo bem devagarinho pq recém vou aprendendo sobre o assunto. Adoro café, mas parei de tomar quando comecei a tomar chá, pra não me bagunçar muito (e tb pq no inverno prefiro chá mesmo). Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  3. Humm!! fiquei com água na boca de ver essas fotos. Preciso tentar fazer para experimentar! :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...