
Mas vamos lá, nada melhor do que uma restrição alimentar para animar a semana.
Biscoitos de quinoa e cacau
3/4 de xícara (chá) de quinoa em flocos
2 xícaras (chá) de farinha de arroz
4 colheres (sopa) de cacau em pó
3/4 de xícara de açúcar mascavo
3 1/2 colheres (sopa) de manteiga
1 1/2 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 ovo
O objetivo é juntar tudo e ir amassando com as mãos. A massa tem que ficar um pouco seca e esfarelenta, mas úmida o suficiente para formar biscoitos quando for pressionada. Faça biscoitos de 2 a 3 centímetros de diâmetro e coloque no forno pré-aquecido, por uns 40 minutos.
Eles têm tendência a ficar duros depois de frios; para que isso não aconteça é bom tirá-los do forno quando a parte de baixo estiver já assada mas a parte de cima ainda estiver macia (mas não crua, claro).

* Não sei se é fácil encontrar quinoa em flocos. Eu comprei da marca Cacalia (há venda online). Aqui em Porto Alegre é possível encontrar no Mercado Público, na Loja da Reforma Agrária: 250g custou um pouco mais de R$ 7,00.
* Nessa loja também comprei o cacau em pó, que custou R$ 7,50 por 250g (e não se é bom, porque é a primeira experiência que tenho com esse tipo de produto - antes só havia usado chocolate em pó, que é cacau em pó com açúcar e, por vezes, outros ingredientes).
* Se não estiver se importando com glúten, pode substituir a quinoa por aveia.
* Coloquei mel porque quis aproveitar a umidade dele para diminuir a quantidade de gordura. Mas você pode aumentar a manteiga e o açúcar e tirar o mel.
* Os cookies podem ser também sem lactose, se substituir a manteiga por margarina que não tenha traços de leite (você deverá aumentar um pouco a farinha, pois margarina é mais mole).